15 abril 2016

Filmes da semana #7: documentários imperdíveis

postado por Manu Negri



O último post da série Filmes da Semana foi em, socorro, novembro do ano passado. Não que eu tenha parado de assistir a filmes, mas quis reunir o máximo de nomes possíveis do Oscar pra comentar num texto só sobre ele. Pena que minhas observações a respeito dos indicados às principais categorias acabaram ocupando duas linhas cada um, pro post não ficar gigantesco. Fuén. :-/

Mas, pra voltar com tudo e inaugurar a primeira publicação da série deste ano, trago três recomendações de documentários incríveis pra vocês tentarem assistir neste fim de semana.


THE HUNTING GROUND


The hunting ground aborda um assunto pesado, delicado e perturbador: os inúmeros casos de estupros nos campi universitários americanos. É praticamente uma epidemia. Através de dados chocantes e depoimentos emocionantes de vítimas, o documentário mostra como as administrações das instituições se preocupam mais em encobrir os fatos do que resolvê-los e proteger os estupradores ao invés de dar suporte aos sobreviventes, movidas por puro machismo e, claro, interesses financeiros. Enquanto algumas meninas chegam ao triste fim do suicídio, outras tentam seguir em frente lutando por justiça e educação em um meio que insiste em dizer que a culpa é sempre, sempre da mulher.

Felizmente, The hunting ground ganhou bastante notoriedade ao ser indicado ao Oscar por Melhor Canção Original – Till it happens to you, interpretada pela Lady Gaga em uma peformance de arrepiar que levou várias vítimas reais de abuso ao palco da cerimônia. Espero muito que o buzz ajude a transformar, mesmo que aos poucos, a realidade das estudantes desses campi.



Boa notícia: tem na Netflix pra assistir, YAY!



DEAR ZACHARY: A LETTER TO A SON ABOUT HIS FATHER


Andrew Bagby era um desses caras queridos por todo mundo: amigos, familiares, colegas de trabalho. Do tipo bonito, carismático e brincalhão que todo mundo quer ter por perto. No entanto, sua vida foi encurtada precocemente depois que sua namorada na época resolveu lhe enfiar 5 balas à queima-roupa, revoltando qualquer alma provida de sensibilidade. O problema é que ela estava grávida dele e logo daria à luz um garotinho. Tentando salvar o máximo de lembranças sobre Andrew, seu melhor amigo, o cineasta Kurt Kuenne decide montar um documentário para um dia mostrar a Zachary quem foi seu pai.

Bom, eu apenas não estava preparada para o desenrolar e reviravoltas dessa história absurdamente triste e chocante que te deixa, ao mesmo tempo, sem esperança na humanidade e com fé nas pessoas fortes e boas. Chorei a porra do filme in-tei-ro. De soluçar e comer ranho. Prepare uma caixa de lenços e uma bacia de brigadeiro pra quando terminar, porque vai ser preciso recolocar serotonina no corpo.

Onde assistir: Espaço Torrent de Cinema (risos).



EDIFÍCIO MASTER


Documentário brasileiro! O diretor Eduardo Coutinho e sua equipe filmaram, durante sete dias, o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar: ao todo, são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Praticamente "O cortiço" versão cinematográfica.

Em entrevistas com 37 pessoas, Edifício Master extrai relatos íntimos, emocionantes, engraçados, tristes e alegres que formam um verdadeiro retrato da diversidade. Uma ideia simples, mas que, montada do jeito que foi, nos relembra como cada pessoa com quem esbarramos na rua guarda uma história carregada de significados. A vida é rica! Mas a sua realidade "é sempre o funeral das ilusões".

Tem inteirim no Youtube pra assistir. :3



0 comments:

Postar um comentário