04 agosto 2015

10 histórias de amor sem açúcar

postado por Manu Negri



Diferentemente de romances mela-cueca com que muitos estão acostumados, nessa lista você encontra filmes que retratam relacionamentos realistas, com seus altos e baixos, decepções e obstáculos, sem garantia de final feliz.  A arte imita a vida, meus caros.


Namorados para sempre (Blue Valentine), 2010



Primeiro, vamos esquecer esse título horrendo em português que provavelmente passa uma noção errada do filme. Em Blue Valentine, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) se apaixonam, se casam e têm uma filha. O relacionamento, no início cheio de paixão e esperança, começa a se desintegrar com o passar dos anos, construindo um retrato íntimo da vida de um casal que luta para resgatar os sonhos de outrora (falei bonito).

Talvez Michelle não tenha suportado o bigode vintage de Ryan Gosling? Talvez.

"E se eu quebrei seu coração na noite passada, é porque te amo acima de tudo."


Candy, 2006 



Pra galera sofredora de humanas: a pintora Candy (Abbie Cornish) e o poeta Dan (Heath Ledger) se apaixonam à primeira vista. Como em todo começo de namoro, tudo é vivido muito intensamente. E de intensidade eles entendem bem, já que ambos são viciados em heroína. À medida que o tempo passa, Candy e Dan se afundam nas drogas e tentam sobreviver se agarrando ao amor que sentem um pelo outro. Um filme extremamente sensível e que tem a cena de abertura mais linda que já vi.

"Nosso mundo era tão completo."


Laurence para sempre (Laurence anyways), 2012



Apesar de Mommy ser um dos meus filmes favoritos, devo reconhecer que Xavier Dolan é um diretor um pouco excêntrico, mas Laurence para sempre me comprou pelo lindo desfecho. Na história, Laurence (Melvil Poupard) é um homem que resolve abraçar sua transsexualidade e se transformar na mulher que sempre quis ser. O problema é: ele tem uma namorada, Fred (a maravilhosa Suzane Clément), que tentará enfrentar do seu lado todas as dificuldades e preconceitos pelo caminho, pondo seu amor à prova.

''Eu chamo ela de A.Z, porque tudo termina e começa com ela.''


Loucamente apaixonados (Like crazy), 2011



(Ah, esses títulos em português.) Bom, Jacob (Anton Yelchin) é americano. Anna (Felicity Jones), inglesa. Os dois estudam na mesma faculdade, se apaixonam e engatam um romance muito do fofo. Não vemos seu primeiro beijo e nem sua primeira vez, porque o importante aqui é mostrar a conexão emocional e intelectual que se estabelece. Mas, como a vida não é fácil, Anna é banida dos EUA e os dois precisam enfrentar esse drama conhecido por muita gente: relacionamento a distância.

"- O que você andou fazendo?
- Esperando por você."


Azul é a cor mais quente (Blue is the warmest color), 2013



Baseado livremente na graphic novel Le bleu est une couleur chaude e vencedor da Palma de Ouro de 2013, o filme conta a história de Adèle (Adèle Exarchopoulos), uma adolescente em busca de si mesma que acaba se descobrindo mulher ao se apaixonar por Emma (Léa Seydoux), uma estudante de belas artes que tem os cabelos azuis. Mas, apesar de todo amor do mundo, cagadas acontecem. Prepare-se para muitas lágrimas, ranho, cenas de sexo extremamente gráficas e atuações viscerais.

"Eu quero você. O tempo todo. Ninguém mais."


Amor (Amour), 2012



Esse filme, que está em outra lista aqui do blog, fala sobre a mudança drástica na rotina de um casal de idosos,  Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), quando esta descobre uma doença degenerativa que a deixa progressivamente dependente do seu companheiro. O desafio é ter um coração saudável para assistir à forma mais dolorosa do amor e uma mente sã para não ficar com System of a Dilma na cabeça depois.

"As coisas continuam, e um dia tudo terminará."


Ela (Her), 2013



Neste drama que todo mundo já conhece, Theodore (Joaquin Phoenx) é um homem sensível e de coração partido que trabalha escrevendo cartas. Após começar a usar um novo e avançado sistema operacional chamado Samantha (Scarlett Johanson), com voz e personalidade próprias, ele se pega apaixonado. Aí você me pergunta: querida Manu, não é uma lista sobre romances realistas? E eu digo: sim, mores. Além de questionar as interações humanos-máquinas, Ela constrói com muita delicadeza e honestidade o que significa amar alguém.

“O amor é como uma forma de insanidade socialmente aceitável.”


Alabama Monroe (The broken circle breakdown), 2013



Também presente nesta lista, Alabama Monroe acerta no título em português (só não revelo porque é spoiler, mas você vai LEVAR UM TIRO DENTRO DE CASA) ao contar a história de Didier (Johan Heldenbergh) e Elise (Veerle Baetens), um ateu sonhador e uma religiosa pé no chão que se apaixonam. Quando descobrem que sua filhinha está com câncer, a família começa a entrar em conflito até o amor dos dois ser testado. Deixo aí a trilha sonora maravilhosa porque conta como personagem.

"A vida não é assim, ela não é generosa. Você não deve amar alguém, você não deve se apegar a alguém. A vida vai te trazer mágoas, ela leva tudo para longe de você e ri na sua cara."




Amores imaginários (Les amours imaginaires),  2010



Eu disse que Xavier Dolan é meio excêntrico, né? Não gostei muito de Amores imaginários – mas, como a lista não é sobre preferências, acho que o filme se encaixa perfeitamente no tema. Ainda que as histórias de amor dele sejam imaginárias. Na trama, os melhores amigos Francis (Xavier Dolan – que também atua) e Marie (Monia Chokri) disputam a atenção de Nicolas (Niels Schneider, o filho da puta que está sozinho na foto do post), enquanto criam fantasias obsessivas a ponto de comprometer sua amizade.

"Se você idealiza alguém, o outro tem sempre razão."


Apenas uma vez (Once), 2006



Acho que mesmo quem não é chegado em musicais vai se encantar com Once, ao menos um pouquinho. Não sei se ele é, na verdade, considerado musical – mas é como Alabama Monroe: as músicas ajudam a contar partes da história. Nela, conhecemos um músico de rua (Glen Hansard) inseguro em apresentar suas próprias canções que, um dia, encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová) que tenta se encontrar na cidade (no caso, Dublin - Irlanda). Ao reconhecerem o talento um do outro na música, os dois começam a se ajudar para que seus sonhos se realizem.

"Cultive o pensamento
E observe-o crescer
Sopre-o
E deixe-o partir."



-
Inspirado nesta lista do Filmow.