11 maio 2015

10 motivos para assistir à série Les revenants

postado por Manu Negri



Eu costumo evitar começar séries novas porque consomem muito do meu tempo livre  tempo em que poderia estar vendo filmes novos, por exemplo. E eu sempre prefiro assistir a filmes, que não põem aliança no meu dedo e me juram ser fiel por todas as temporadas, na alegria e na tristeza; a gente só passa umas duas horinhas juntos e depois nos despedimos.

No entanto, após elogios rasgados de uma migs sobre Les revenants, resolvi dar uma chance. Não custava nada deixar baixando e assistir depois que nem lembrasse mais. Acontece que foi paixão ao primeiro episódio e aqui estou eu, chorando em posição fetal enquanto espero a nova temporada.

"Les revenants traz a história de pessoas mortas há anos — algumas há décadas — que, inexplicavelmente, retornam à vida e tentam reencontrar seus parentes e antigos amores, em uma pequena cidade. Enquanto todos, muitos assustados e outros gratos pelo retorno dos entes queridos, tentam entender o que está acontecendo, um mistério sobrenatural ronda a cidade."

1. Ela vai te prender
Você vai começar a assistir pra ver diqualéquié e será tarde demais: "A paixão me pegou, tentei escapar, não consegui". Terminei a primeira temporada em menos de 24 horas, vendo um episódio atrás do outro como quem come um balde de pipoca sem perceber. Os ganchos são tão bons que você não vai conseguir fazer outra coisa que não seja tentar descobrir mais e mais da trama.

2. É uma série francesa
Tá, e daí? E daí que os franceses têm a sua maneira peculiar de contar histórias, sem pressa em desenrolar os conflitos e sem pegar você pela mão pra te fazer entender o que está acontecendo na tela. Apesar de ser produzida por um canal de TV (o Canal+), Les revenants se assemelha a uma produção cinematográfica, o que muito se deve à participação da diretora e roteirista Céline Sciamma na construção dos scripts.

Se nada disso importa pra você, lembre-se que são 55 minutos por episódio de gente falando no idioma mais charmoso do planeta.

3. Já existe remake (ou seja, é bom)
Não sei qual o problema dos americanos. Não gostam de ler legendas? Não aceitam que produções de fora façam sucesso? É recalque? Fica aí a dúvida, porque The returned – a versão dos EUA, uma produção A&E – conta a mesma história, com os mesmos personagens e até os mesmos nomes. 


Só assisti a um episódio com o único intuito de sentir ojeriza e, por isso, não posso formular uma opinião consistente. Quem sabe mais pra frente eu atualize esse post.

4. Tem uma estética linda
A fotografia é incrível e o visual irrepreensível são responsáveis pela atmosfera constantemente carregada e misteriosa da cidade onde se passa a história, transmitindo angústia, melancolia e até tristeza.

5. As atuações são ótimas
A veracidade dos personagens é tão convincente que é possível afirmar que todos são carismáticos, dos vilões aos mocinhos, mesmo que você queira que alguns morram de novo e não voltem nunca mais pra série. Ah, os franceses.

6. Tem crianças assustadoras
Sou fofinho, né? Saiba que eu nunca durmo
Ainda tenho sentimentos conflitantes a respeito de Victor. Hora quero afofá-lo, hora temo vê-lo parado no banheiro quando for fazer xixi à noite. O negócio é que ele é sim creepy, o que só ajuda no suspense de Les revenants. O garotinho do remake americano? Pff, dá pra roubar o pirulito dele num peido.

7. Ganhou um Emmy
Les revenants venceu, em 2013, a categoria de melhor drama do Emmy Internacional, sambando de salto agulha na cara da sociedade.

8. A trilha sonora é comandada pelo Mogwai
A banda escocesa de post rock Mogwai, famosa por sua música instrumental, é a responsável pelas 14 canções da trilha sonora da série em um trabalho marcante que traz muita vida (ou morte?) às cenas dramáticas e sobrenaturais. Tem Spotify? Ouça aqui.

9. A abertura é hipnotizante
Quem assistiu True Detective sabe como era gostoso deixar rolar a abertura, sem pressa, toda vez que rodava um episódio. É assim com Les revenants também. Nela, somos apresentados a algumas partes da cidade, personagens, à atmosfera sufocante e à lindíssima música que abre a trilha original.



10. Ainda vai estrear a segunda temporada
Les revenants foi lançada em 2012, com apenas 8 episódios, e a próxima temporada será exibida somente este ano. Olha, eu que não queria ter assistido antes, viu? Tiveram atrasos para começar a gravar, os roteiros não tinham ficado prontos a tempo e aí deu nisso: episódios novos quase três anos depois (a fanpage oficial divulgou o trailer em fevereiro). Ou seja, dá pra assistir de boassa e alcançar todo mundo rapidinho, sem ficar pra trás.

E aí, te convenci? Ou você já assistiu e tá se coçando pra comentar com alguém? Escreve aí embaixo, sá :-D


0 comments:

Postar um comentário