18 setembro 2023

11 séries com 100% de aprovação (ou quase) no Rotten Tomatoes

postado por Manu Negri

O Rotten Tomatoes é um site que agrega críticas de filmes e séries, fundado em 1998 e, desde então, se tornou uma das principais fontes de informações sobre a recepção crítica de obras para o cinema e para a TV.

Ele usa vários materiais pra fazer essa compilação, como textos de críticos profissionais, sites especializados, revistas e jornais, categorizando os lançamentos como "Fresh" (fresco) ou "Rotten" (estragado). Se uma porcentagem significativa de críticos der uma avaliação positiva a um filme ou série, ele é rotulado como "Fresh" e recebe um tomate fresco. Se a maioria dos críticos der uma avaliação negativa, ele é rotulado como "Rotten" e recebe um tomate estragado. Então, se algo tem 100% de aprovação, a coisa provavelmente é muito boa. Se tem 50%, bom... talvez nem tanto.

Além disso, o Rotten Tomatoes oferece pontuações médias baseadas na recepção do público, que também pode avaliar as obras no site. 

Confesso que eu mesma sou muito influenciada pelo Rotten: com certa frequência, ele me ajuda a tomar decisões sobre o que assistir com base nessas recepções.

Porém, é importante lembrar de duas coisas: 1) crítica é crítica e não detém a verdade absoluta de nada; 2) gosto é algo bem pessoal. É legal usar o site como uma referência, mas também confiar em sua própria preferência e julgamento ao escolher o que assistir, né? 

Por isso, o que eu trago a seguir é mais uma lista que pode servir como um guia pra você decidir qual a próxima série a maratonar, com base no percentual que existe considerando a data da publicação deste post.


Fleabag



Não vou negar que fiquei surpresa de saber que Fleabag tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Não porque não seja boa, na minha opinião, mas porque eu acho justamente que ela divide opiniões.

A série estreou em 2016 e virou sucesso instantâneo por sua escrita afiada, atuação e abordagem inovadora de contar a história de uma mulher não nomeada, referida como "Fleabag" (interpretada por Phoebe Waller-Bridge, que também é a roteirista), cuja expressão podemos traduzir como uma pessoa "desagradável e suja" (no sentido imoral da coisa). 

Narradora não confiável, Fleabag é uma jovem londrina que enfrenta uma série de desafios em sua vida pessoal e profissional. Frequentemente se envolve com o público, compartilhando seus pensamentos e sentimentos de uma maneira que quebra a quarta parede, criando uma conexão íntima com a plateia - e talvez essa seja a característica mais marcante da narrativa.

Fleabag lida com uma variedade de temas, incluindo relações familiares complicadas, luto, sexualidade, autoestima e a busca por conexão humana genuína. Ela é conhecida por seu humor sarcástico e, ao mesmo tempo, sua capacidade de mergulhar em questões emocionais profundas. A famosa série que você começa rindo e termina chorando, sabe?

Eu particularmente gostei muito; já a minha esposa, por exemplo, não conseguiu acompanhar. Tem uma cena específica em que a Fleabag está cuidando de sua cafeteria e diz que vai transar com o primeiro cara que entrar pela porta e, segundos depois, é o pai dela que surge. Enquanto eu dei um gostoso e retumbante brado, minha esposa se levantou do sofá muito I'M DONE.

Phoebe Waller-Bridge é amplamente elogiada pelo texto da série, que se baseia em uma peça de teatro de mesmo nome que ela escreveu e estrelou anteriormente. Sua atuação também rendeu vários prêmios, incluindo Emmys. E tem a Olivia Colman no elenco, porra.

Onde assistir: Prime Video
Temporadas: duas, finalizadas


ARCANE




Meu coração até acelera ao falar de Arcane.

Arcane é uma série de animação baseada no popular game League of Legends, desenvolvido pela Riot Games. A série foi lançada pela Netflix em novembro de 2021 (somente lançada, porque os créditos de produção são todos da Riot e da Fortiche Studios) e rapidamente ganhou aclamação da crítica e uma base de fãs dedicada. 

Mas é importante deixar claro que NÃO é preciso jogar ou saber qualquer coisa de LOL pra assistir Arcane (eu mesma nunca joguei), já que a história é totalmente inédita. Escrevi passionalmente sobre ela aqui, quando, na época, foi a maior estreia da história da Netflix.

Arcane é ambientada na subterrânea e esquecida Subferia e na próspera região de Piltover, que viveram uma guerra civil e suas populações são praticamente inimigas. A história gira em torno de duas irmãs, Vi e Powder, que precisam sobreviver em meio à pobreza da periferia sombria enquanto a "Cidade do Progresso" avança em descobertas científicas capazes de mudar o futuro da região. Mas algo trágico acontece, que irá separar as irmãs por longos anos e trazer consequências duras para os povos do lado alto e da cidade baixa.

O que diferencia Arcane de muitas outras adaptações de jogos é sua qualidade de animação e narrativa. A série é elogiada por sua animação impressionante, que combina elementos de 2D e 3D, proporcionando um visual único. Sério, é uma coisa absolutamente hipnotizante. Além disso, a trama mergulha profundamente em questões sociais, como desigualdade e preconceito, e em seus personagens, explorando seus passados, motivações e conflitos -  resultando em pessoas complexas, cheias de camadas. 

Não à toa, Arcane atraiu tanto os fãs de League of Legends quanto aqueles que não estão familiarizados com o game e arrebatou inúmeros prêmios, incluindo Emmys e 9 Annie Awards - considerado o Oscar da animação. Ela virou uma das minhas séries favoritas de todos os tempos e eu sou completamente apaixonada.

Onde assistir: Netflix
Temporadas: duas (a segunda, e provavelmente última, tem estreia marcada para o segundo semestre de 2024)


Jane the virgin



Jane the Virgin eu não cheguei a assistir, mas sei que é uma série americana que mistura comédia, drama e romance. Baseada em uma novela venezuelana chamada "Juana la Virgen", ela foi criada por Jennie Snyder Urman e foi ao ar de 2014 a 2019. Ou seja, 100% de aprovação considerando todas as cinco temporadas!

A trama de Jane the Virgin gira em torno de Jane Villanueva, interpretada por Gina Rodriguez, uma jovem latina que decide permanecer virgem até o casamento devido a uma promessa que fez a sua avó. No entanto, sua vida muda drasticamente quando ela é inseminada artificialmente acidentalmente durante um exame médico de rotina. O doador do esperma é o bonitão Rafael Solano, interpretado por Justin Baldoni, e Jane se vê grávida sem nunca ter visto um pirulito na vida.

A série é conhecida por seu estilo narrativo peculiar, que incorpora elementos de telenovela, com reviravoltas dramáticas, coincidências surpreendentes e personagens carismáticos. Além disso, Jane the Virgin lida com temas como família, amor, identidade cultural e escolhas de vida.

A atuação de Gina Rodriguez foi bastante elogiada, bem como a representação positiva de personagens latinos na televisão, conquistando um público fiel ao longo das temporadas. 

Jane the Virgin foi um sucesso crítico e comercial e é considerada uma das séries mais queridas da década

Onde assistir: Netflix
Temporadas: cinco, finalizadas


HACKS




Hacks é uma série de comédia dramática criada por Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky, produzida pela HBO Max e lançada em maio de 2021. Hacks recebeu aclamação da crítica e ganhou destaque por seu humor afiado, performances excepcionais e uma visão perspicaz dos bastidores do mundo da comédia stand-up.

A trama da série gira em torno de Deborah Vance, uma famosa comediante interpretada por Jean Smart, que está em uma fase avançada de sua carreira e tem residência de longa data em Las Vegas. Deborah é uma figura icônica da comédia, mas sua popularidade está começando a diminuir. Em uma tentativa de renovar sua imagem e atrair um público mais jovem, ela concorda em contratar Ava Daniels, uma jovem e talentosa escritora de comédia interpretada por Hannah Einbinder. A relação entre as duas começa de maneira conturbada, mas, ao longo da série, elas desenvolvem uma conexão única enquanto trabalham juntas para revitalizar a carreira de Deborah.

Hacks explora temas como o envelhecimento, as diferenças de geração, a comédia como forma de expressão artística e os desafios da indústria do entretenimento. Jean Smart recebeu muitos elogios por sua interpretação de Deborah Vance, e sua atuação rendeu vários prêmios. Hannah Einbinder também foi elogiada por seu papel como Ava Daniels. 

A primeira temporada de Hacks foi indicadas a 15 Emmys no ano retrasado - e ganhou três.

Onde assistir: HBO Max
Temporadas: duas, renovada para a terceira


Borgen




Mais uma que não cheguei a assistir, Borgen é uma série dinamarquesa que mescla drama político e intriga nos bastidores do governo dinamarquês. Foi criada por Adam Price e ficou no ar de 2010 a 2013. 

A trama gira em torno de Birgitte Nyborg, interpretada por Sidse Babett Knudsen, uma política carismática que se torna a primeira mulher a ser eleita Primeira-Ministra da Dinamarca. A série segue sua jornada política e os desafios que ela enfrenta ao liderar o país, tomando decisões difíceis, lidando com alianças políticas e enfrentando dilemas éticos.

Borgen recebeu ótimas críticas tanto em seu país de origem quanto internacionalmente por sua representação realista e envolvente dos meandros da política dinamarquesa, bem como pela exploração de temas complexos, como poder, corrupção, ética e relacionamentos pessoais em meio ao cenário político. A série também mergulha nos bastidores do jornalismo político, mostrando como a mídia cobre e influencia a política.

Além de Birgitte Nyborg, a história apresenta uma série de personagens secundários bem desenvolvidos, incluindo jornalistas, membros do gabinete e outros políticos, que enriquecem a narrativa, e que ajudaram a série a renovar o interesse das pessoas na política dinamarquesa e na política escandinava em geral.

Recentemente, Borgen ganhou uma última temporada pela Netflix - chamada Borgen: o reino, o poder e a glória -, se aprofundando ainda mais nos jogos de poder, ao mesmo tempo em que aborda os dramas pessoais de Birgitte. Ah, mas atenção: esses 100% de aprovação se referem somente às três primeiras temporadas; a quarta está só um cadim menos: 95%.

Onde assistir: Netflix
Temporadas: quatro, finalizadas


OJ: Made in America



O.J.: Made in America é uma minissérie documental FANTÁSTICA que estreou em 2016. Dirigido por Ezra Edelman, ela é uma extensa exploração da vida e carreira de O.J. Simpson, uma ex-estrela do futebol americano e ator que se tornou notório devido ao seu julgamento por assassinato em 1995.

O documentário é dividido em cinco partes e totaliza mais de sete horas de duração. Ele não apenas examina o caso do assassinato de Nicole Brown Simpson e Ron Goldman, pelos quais O.J. Simpson foi julgado, mas também aborda questões mais amplas, como raça, celebridade, violência doméstica e o sistema de justiça criminal dos Estados Unidos.

O.J.: Made in America venceu vários prêmios importantes, incluindo o Oscar de Melhor Documentário em 2017, Emmy, BAFTA e o Critics' Choice Documentary Award. Inclusive, foi considerado um marco no gênero de documentários e é frequentemente citado como uma das produções documentais mais impactantes da década.

A sua abordagem abrangente e a profundidade na exploração dos temas tornaram O.J.: Made in America uma obra de destaque, incluindo tanto sua qualidade cinematográfica quanto sua relevância social e histórica.

O caso do O.J Simpson também é bem retratado na primeira temporada de American Crime Story, mas não há NADA que se equipare a essa minissérie. É uma das melhores coisas que assisti na vida.

Onde assistir: Star+
Temporadas: uma, finalizada


O Urso




Essa é a série que estou assistindo no momento. E falam que é a série do momento, também.

Sob o gênero da comédia dramática (ou, como já ouvi dizer, gênero do ESTRESSE), O Urso acompanha a jornada de Carmen "Carmy" Berzatto, também conhecido como "urso", interpretado por Jeremy Allen White: um jovem chef que herda um restaurante e se esforça para transformá-lo em um empreendimento de sucesso. No entanto, Carmy se depara com diversos desafios e recorre à ajuda de sua equipe na tentativa de aprimorar e elevar o nível do "The Beef" a um dos melhores de Chicago. 

Além das ambições profissionais e das pressões da rotina agitada do restaurante, a relação de Carmy com sua família é marcada por tensões, especialmente após o trágico suicídio de seu irmão, que afetou todo mundo profundamente. A série aborda temas como comida, família e os desafios da intensa vida nos restaurantes. Carmy luta para elevar seu estabelecimento e a si mesmo e, ao longo do caminho, a equipe de cozinha inicialmente reservada se transforma em uma espécie de nova família.

O Urso baseou sua trama na história do renomado restaurante "The Original Beef of Chicagoland", em North River. Dizem que a produção recria o local com detalhes tão precisos que parece ter sido filmada no próprio restaurante. O personagem Carmy também é inspirado na história de Doug Sohn, que, em 2006, tornou o "Hot Doug's" mundialmente famoso ao introduzir salsichas e condimentos à base de foie gras (um aspecto mencionado na série, inclusive).

Mantendo uma abordagem livre de clichês e com um ritmo acelerado (é um olho no que acontece em tela e outro nas 20 legendas por segundo), tanto o criador Christopher Storer quanto a co-showrunner Joanna Calo, que eram frequentadores assíduos do restaurante da vida real, optaram por uma narrativa que não alivia nem na correria e nem nos dramas.

Onde assistir: Star+ 
Temporadas: duas, por enquanto


Alias Grace



Alias Grace é uma minissérie canadense baseada no romance homônimo de Margaret Atwood (a mesma autora de O conto da Aia), lançado em 1996. A série estreou em 2017, foi co-produzida pela CBC Television e pela Netflix e é tema do post mais lido deste humilde blog nos últimos anos.

A história - baseada em fatos, diga-se de passagem - gira em torno de Grace Marks, uma jovem irlandesa de classe média-baixa que decide tentar a vida no Canadá. Contratada para trabalhar como empregada doméstica na casa de Thomas Kinnear, Grace é condenada à prisão perpétua pela participação no assassinato brutal do seu patrão e da governanta da casa, Nancy Montgomery, em 1843.

No entanto, sua culpa é questionada, e esse é o pulo do gato da minissérie. Toda a história é narrada a partir da perspectiva de Grace, que relata sua vida e seus eventos anteriores e posteriores ao assassinato. Seria ela uma narradora confiável?

Alias Grace fala de temas complexos, como justiça, classe social e gênero, além de explorar a psiquê da protagonista e seu relacionamento com o Dr. Simon Jordan, um psiquiatra que a avalia em busca de insights sobre sua culpabilidade.

A atuação de Sarah Gadon no papel de Grace Marks é destaque aqui, assim como a direção de Mary Harron e o roteiro adaptado por Sarah Polley. A minissérie também recebeu aclamação da crítica por sua atmosfera sombria e de suspense ao longo de toda a narrativa.

Acho, aliás, que Alias Grace é injustamente pouco conhecida, na minha opinião, tendo em vista a qualidade da produção. Bora mudar esse cenário?

Onde assistir: Netflix
Temporadas: uma, finalizada


Heartstopper 



NHONHONHO, uma série açucarada para adocicar vossos corações.

Heartstopper é uma adaptação dos quadrinhos de Alice Oseman, que conta a história de amor entre Charlie e Nick, dois jovens estudantes de uma escola em Londres que se apaixonam enquanto lidam com as complexidades de suas próprias identidades e sexualidades.

A série é uma produção da Netflix em parceria com a BBC Studios e a BBC America, roteirizada pela autora da HQ, e já tem duas temporadas disponíveis. A primeira tem oito episódios e mostra o início da relação entre os garotos, que precisam enfrentar vários desafios, como bullying, família, problemas na escola, tretas de amigos e suas jornadas de amadurecimento. Mas tudo de uma forma muito leve, tirando o conflito maior dos personagens em relação à autoaceitação para as adversidades de expressar seu verdadeiro eu para a sociedade. 

Esse talvez seja um dos grandes méritos de Heartstopper: levar uma mensagem de esperança e felicidade para pessoas e casais LGBTQIA+, principalmente adolescentes, que estão em fase de descobertas, e ter uma representatividade positiva pode ser um suporte e tanto. Só quem viveu sabe (no caso eu não soube, porque na minha época não tinha disso). Além desse enredo que dá um quentinho no coração, a série tem uma trilha sonora bem pop e uma fotografia descolada que só reforçam a pegada jovial e leve. 

A graphic novel ganhou vários prêmios, como o Eisner Award de Melhor Quadrinho em 2023, o Harvey Award de Melhor Quadrinho em 2023 e o British Comic Award de Melhor Quadrinho em 2023. E a Heartstopper da Netflix recebeu muitos elogios da crítica e do público, principalmente por essa representatividade. 

E tem a Olivia Colman no elenco, porra [2].

Onde assistir: Netflix
Temporadas: duas, por enquanto


Inacreditável 



Inacreditável conta uma história que, como o título diz, é realmente inacreditável.

A série é uma produção original da Netflix, lançada em 2019, baseada em eventos reais e inspirada no artigo de jornal "An Unbelievable Story of Rape", publicado pela revista ProPublica e pelo jornal The Marshall Project. 

A trama aborda uma série de estupros que ocorrem em diferentes estados dos Estados Unidos, cuja história começa com o caso de uma jovem chamada Marie Adler, interpretada peça talentosa Kaitlyn Dever, que denuncia ser vítima de estupro, mas depois retira sua queixa devido à pressão da polícia e do sistema judicial.

Conforme a narrativa se desenrola, a detetive Grace Rasmussen, interpretada pela kinga Toni Collette, e a detetive Karen Duvall, papel de Merritt Wever, começam a investigar uma série de casos semelhantes em outro estado. Elas gradualmente conectam os pontos e percebem que podem estar lidando com um estuprador serial.

É preciso ter cuidado com eventuais gatilhos. A série trata de temas sensíveis, como a trajetória das vítimas no sistema de justiça criminal, o trauma do estupro e a importância de acreditar nas vítimas. Ela também explora a dedicação das detetives em busca da verdade e justiça.

Inacreditável foi elogiada por ter uma abordagem cuidadosa, mas realista, dos eventos reais que investigam questões sociais e psicológicas profundas. Nessa, recebeu vários prêmios e indicações, incluindo o Emmy, e é considerada uma das séries mais impactantes e importantes da Netflix.

Onde assistir: Netflix
Temporadas: uma, finalizada


Ruptura




Eu acho um CRIME essa série não ter 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Ruptura foi criada por Dan Erickson e dirigida por Ben Stiller que há uns bons anos queria ficar com Polly, e foi um grande sucesso, recebendo 14 indicações ao prêmio Emmy em sua primeira temporada.

A história acompanha Mark Scout (Adam Scott), um funcionário de uma empresa chamada Lumon Industries, que se voluntaria para um experimento que cria em seu cérebro a separação definitiva entre as memórias da vida pessoal e da vida profissional. Enquanto está no expediente de trabalho, Mark não sabe quem ele é na vida pessoal, nem quem são seus amigos, familiares ou hobbies. E, quando está fora da empresa, não sabe quais são as suas tarefas, seu cargo, nem quem são seus colegas de equipe.

Fala sério, sinopse do caramba.

Foi, acho, a série que mais gostei de assistir em 2022 e entrou pro meu hall de favoritas da vida. No último episódio, simplesmente não dá pra ficar só sentado no sofá - você provavelmente vai ficar em pé ou na ponta do assento.

A princípio, a segunda temporada estava prevista para chegar ao Apple TV+ no início de 2024. Porém, a greve dos roteiristas, ainda em andamento na data da publicação deste post, impactou a produção de Ruptura, forçando o encerramento das filmagens e podendo afetar o cronograma de lançamento 😩. A estreia ainda pode rolar em 2024, mas tudo dependerá do término oficial da greve.

Além disso, há boatos de que houve uns dramas nos bastidores entre os showrunners de Ruptura. Espero que isso não ajude ainda mais nesse atraso.

Onde assistir: Apple TV
Temporadas: uma, por enquanto


0 comments:

Postar um comentário